terça-feira, 31 de março de 2009

Wii: Robôs em matrix


Rafinha tem acesso à internet, câmera digital, mp7. Vive conectado...orkut, msn, videogames, tem blog, fotolog, mas não lê jornal e não assiste noticiários.
Ele é o retrato da geração 21, que cresce rodeada por tecnologias, conectadados a todo tempo a todo mundo.
Que essa "Revolução Tecnológica" tem um lado bom, ninguém pode negar. Essa variedade de escolhas, informações, aliadas à mobilidade, facilita a vida de qualquer um. Só que, ao mesmo tempo, dá p notar os furos dessa rede. Esse universo tido como da participação e colaboração é tão digital que não existe, vira uma coisa meio matrix. O que se diz sobre consumidores serem editores de conteúdo, em um primeiro momento soa como um poder, mas num segundo momento, radiografado, observamos que as empresas nos dão a falsa idéia de que as controlamos, para nos manter conectados a elas, absorvendo todo o tipo de conteúdo inútil e nos induzindo a consumir mais.
Na verdade, o que vemos é que essa mobilidade não conecta pessoas, conecta seres alienados. A "Geração C" , representa o conteúdo vazio a que estamos condenados. As pessoas estão cheias de opiniões (não q isso seja ruim, pelo contrário, mas até certo ponto!), fotos, filmes espalhados por essa rede, sendo que são coisas que não tem a mínima relevância. É nada mais que o fruto da semente do consumo, o egoísmo, que faz com que as pessoas só se mostrem por seus interesses específicos. (fica a pergunta: p q expor sua vida toda p qualquer um? ok, entendo q vc quer mostrar o seu mundo, as suas opiniões, mas p q? é p se sentir alguém? alguém virtual? mtt bizarro isso cara...)
Programas como o Second Life e Nintendo Wii, que reproduzem situações reais vão, daqui a um tempo tornar a Geração C ou 21 ou o q quer q vc queira chamar...de Geração Robô!!! Assim, estaremos todos, sem sair de casa, vidrados em telinhas digitalizadas, vivendo mundos irreais, ligados por falsas fantasias, quando deveríamos estar percorrendo estradas de terra pelo mundo, ligados por laços afetivos concretos.
Se p Rafinha a inovação é natural, p mim, parece uma coisa meio surreal...


4 comentários:

Anônimo disse...

é o mundo virtual formando novos cidadãos.
não condeno o individualismo, até pq, gosto do meu, mas no mundo real. Prefiro o meu mundo do mundo real.
Bjo "Lola".

PS.: Sou eu, Camilla, aloooouu.

Euphoria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O empírico disse...

Não deixa de ser irônico o manifesto feito em blog, uma das ferramentas de edição partícular digital...

De qualquer forma, a realidade é, e sempre foi, apenas algo menor que percebemos dentro de uma esfera bem maior... Matrix não é novidade, o Mito da Caverna é de antes de Cristo.

Euphoria disse...

nossa, vc existe ainda, olha só! só não escreve mais ¬¬